digite aqui seu e-mail e receba todas as minhas novidades gratuitamente; é só digitar no espaço abaixo e depois clicar em inscrever:

ByFeedBurner

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

     Tudo que você precisa saber sobre caspas


Mesmo que você não tenha caspa, provavelmente conhece alguém que sofre com esse desconforto! Por isso, estou compartilhando esse conteúdo super interessante!


Cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo sofrem com caspa. Mas, muita gente ainda não sabe ao certo se a caspa é um problema causado por falta de higiene, maus hábitos ou problemas de saúde. Como o tema é cercado de mitos tanto na causa, quanto no tratamento, trouxe algumas respostas que vão nos  ajudar a esclarecer tudo sobre este assunto.

1) A caspa é uma doença?
Não. Ao contrário do que maioria pensa, a caspa não é uma doença e não tem nada a ver com a falta de higiene. Ela é um estado do couro cabeludo. Ou seja, você não “pega” ou transmite caspa. Da mesma forma, não existe cura para caspa, e sim controle.
O principal fator para o aparecimento da caspa está na presença do fundo Malassezia em níveis elevados, o que contribui para enfraquecimento do couro cabeludo, que pode já ser frágil e, aumento da secreção de sebo. Dentre outros fatores que podem contribuir para o aumento deste problema estão: alimentação inadequada, estresse físico e psicológico; consumo excessivo de álcool;  fatores externos, como muito uso de secador, excesso de produtos químicos no couro cabeludo; alta exposição do sol, uso de água muito quente e aplicação de produtos químicos agressivos.
2) Lavar os cabelos todos os dias provoca caspa?
Não. Entretanto, a alta temperatura da água pode fragilizar o couro cabeludo e contribuir com o aparecimento da caspa. Lavar a cabeça com anticaspa diariamente, ajuda na eliminação da Malassezia e remoção da oleosidade e de agentes poluidores.
3)  Shampoos anticaspa ressecam os fios?
Se for um shampoo de qualidade, a resposta é não resseca o cabelo. Porque assim como um shampoo comum, estes apresentam propriedades condicionantes que ajudam a combater o ressecamento dos fios. Antes de tudo, é importante escolher o shampoo anticaspa certo para seu tipo de cabelo.
4) Lavar a cabeça mais vezes ao dia pode ajudar?
Não. Muito pelo contrário, pode até agravar o problema. O excesso de lavagem pode irritar o couro cabeludo, causando mais coceira e desconforto. É recomendado lavar no máximo uma vez por dia e com um shampoo apropriado para o cabelo e especifico contra a caspa.
5) É verdade que o eucalipto auxilia no controle da coceira?
Sim. O eucalipto é conhecido por ter importantes propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Essa árvore é usada desde o século XVIII como planta medicinal pelos seus efeitos anti-inflamatórios e anticépticos.
6) É só usar anticaspa algumas vezes para se ver o livre do problema?
Não.  Pessoas com tendência ao aparecimento da caspa devem controlar o problema com o uso contínuo do shampoo. Sem a ação do ingrediente anticaspa presente exclusivamente nas fórmulas dos shampoos específicos para este tratamento, a caspa volta a aparecer.  O uso constante do shampoos auxilia na prevenção do problema para aqueles que têm predisposição a ter caspa. Substancias como o ZnPTO são muito eficazes tanto na prevenção, como no tratamento do problema.
7)  Caspa é contagiosa?
Não. Ao contrário do que maioria pensa, a caspa não é contagiosa e não tem nada a ver com a falta de higiene. O surgimento da caspa depende da predisposição de cada pessoa e da combinação de outros fatores como estresse, cansaço, mudança de temperatura e excesso de oleosidade. Segundo os dermatologistas, o fungo Malassezia não é transmitido de pessoa para pessoa.
8) A caspa pode ocasionar queda de cabelo?
Sim, a caspa atinge diretamente o couro cabeludo, e assim, as pessoas que são atingidas pela caspa podem apresentar algum grau de queda. De acordo com estudos, 72% dos indivíduos com caspa têm queda de cabelo.
9) Suco de Tomate ou de limão no couro cabeludo são medidas caseiras para se tratar a caspa, elas funcionam? 
Não. Essas técnicas não são comprovadas por estudos científicos. Alguns desses procedimentos ainda podem causar problemas. A combinação do suco de limão em contato com o couro cabeludo e sol pode causar queimaduras.